Kit Antena Digital: O que é, como solicitar e como obter. Nessa matéria vamos esclarecer todas as dúvidas sobre a distribuição do kit.
Para quem deseja continuar acompanhando seus programas e canais favoritos da televisão algumas dúvidas ainda existem sobre o kit da antena digital.
Mas afinal, o que é esse kit e para que ele serve? A seguir vamos explicar, e depois vamos apresentar o passo a passo de como solicitar o kit gratuitamente pelo governo.
Por que é necessário ter uma antena digital?
Simplesmente porque a maneira como o sinal chega à nossa televisão hoje em dia mudou. A antiga antena parabólica está dando lugar a atual antena digital.
O objetivo é melhorar a qualidade do serviço, utilizar de forma mais eficiente os recursos disponíveis e proporcionar aos telespectadores acesso a novas tecnologias e serviços.
Benefícios da antena digital
Qualidade de imagem e som: O sinal digital oferece uma qualidade de imagem e som muito superior ao analógico. Isso significa que você irá visualizar as imagens com mais nitidez e com áudio de melhor qualidade.
Leia também: 🡺 Como conseguir óculos de grau pelo SUS 🡸
Mais canais disponíveis: O sinal digital utiliza o espectro de frequência com mais eficiência, o que permite que mais canais podem pegar em sua TV.
TV em alta definição: O sinal digital permite a transmissão de TV em alta definição (HDTV) e televisão interativa. Além disso, a TV digital permite também acessar a internet pela TV.
Padronização internacional: A mudança para o sinal digital também está alinhada com os padrões internacionais de transmissão de TV, o que facilita a interoperabilidade e a compatibilidade com dispositivos e tecnologias de outros países.
Quem tem direito ao Kit da antena digital
O Kit Antena Digital gratuito é acessível para famílias que se encaixam em determinados critérios estipulados pelo governo. São eles:
- Famílias inscritas no CadÚnico;
- Famílias que possuem equipamentos antigos em funcionamento;
- Famílias que possuem parabólicas em funcionamento.
Se você ou sua família não estão inscritos no CadÚnico, veja com se inscrever:
🡺 CadÚnico: Passo a passo de como se cadastrar 🡸
Contudo, mesmo famílias que não possuem equipamentos antigos ou parabólicas em funcionamento também podem solicitar o Kit Antena Digital grátis.
No mais, é preciso que a renda total da família não ultrapasse três salários mínimos. Além disso, é necessário morar em uma capital do Brasil ou em uma cidade com mais de 500 mil habitantes para ter direito a esse benefício
Kit Antena Digital: como solicitar
Pedir o Kit Antena Digital é fácil e você nem precisa sair de casa, pois o processo pode ser feito todo pela internet.
Para se inscrever, você só vai precisar do seu Número de Identificação Social (NIS) e do seu CPF. Existem duas formas de pedir o kit:
Através do site Siga Antenado ou ligando para o número 0800 729 2404.
O que vem no kit?
O kit da antena parabólica digital é um conjunto de dispositivos que trabalham em conjunto para captar sinais de televisão no formato digital.
Os componentes do kit incluem:
- Uma antena projetada para receber transmissões digitais terrestres
- Um conversor de sinal analógico para digital
- Os respectivos cabos para conexões
Todos precisam do kit da antena digital?
A resposta é não!
Quem utiliza antena digital externa, tipo espinha de peixe, ou interna para assistir sua programação, já tem acesso à TV Digital e não precisará fazer o agendamento. O mesmo ocorre para quem tem TV por assinatura.
Leia também:
→Auxílio Gás 2024: Como se cadastrar
→Como conseguir prótese dentária pelo programa Brasil Sorridente
→Minha Casa Minha vida em 2024 está melhor para famílias de baixa renda
→PIS/PASEP 2024: Veja se você tem direito, calendário e onde sacar
Cerca de 10 mil famílias de baixa renda já assistem TV com melhor qualidade de imagem e som após terem recebido kits gratuitos para a recepção do sinal digital.
Os kits são distribuídos às famílias que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, para substituir as antenas parabólicas convencionais (TVRO) nos locais onde o 5G já está disponível.