O Auxílio Gás é uma iniciativa do governo criada a fim de ajudar famílias de baixa renda a custear o gás de cozinha.
Em 2021, foi implementado o programa conhecido como “vale gás”, que oferece a cada dois meses um valor equivalente à média nacional de um botijão de 13 kg.
Confira a seguir como consultar o Auxílio Gás pelo CPF e onde retirar o valor concedido.
🡺 AUXÍLIO GÁS: Como consultar pelo CPF 🡸
Essa matéria traz informações atualizadas sobre como o programa Auxílio Gás funciona, incluindo quem tem direito ao benefício, como se inscrever no programa e onde retirar o valor concedido.
Auxílio Gás: Quem tem direito
As famílias que estão inscritas no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – são elegíveis para receber o vale gás.
Isso quer dizer que estar cadastrado no cadastro único garante o benefício? A resposta é não, infelizmente!
O cadastramento é necessário, mas isso não garante a entrada imediata da família no Programa, nem no recebimento do benefício.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome definirá os critérios de prioridade e, a cada dois meses, selecionará de forma automática as famílias que serão incluídas para receber o benefício.
O cadastramento é permitido para quem tem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, renda da família total de até três salários mínimos e pessoas que morem sozinhas ou em situação de rua.
É permitida a acumulação do auxílio gás com outros benefícios do governo, como o Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Leia também → Como se cadastrar no CadÚnico
Além disso, as datas do auxílio gás seguem o calendário do Bolsa Família, sendo que o beneficiado tem até 120 dias para retirar a quantia.
Como se cadastrar no Auxílio Gás?
O cadastro para o Auxílio Gás é feito nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ou em um posto de atendimento do Cadastro Único.
Para realizar o cadastro, é preciso ter em mãos documentos de identidade com foto, CPF ou título de eleitor, comprovante de endereço e os CPFs de todos os membros da família que moram sob o mesmo teto.
Leia também:
🡺 Brasil Sorridente: Consulta com dentista e prótese dentária GRÁTIS 🡸
Como saber se estou no Auxílio Gás?
Após a inscrição no CadÚnico, o beneficiário irá conferir se foi contemplado com o auxílio gás através do aplicativo do Bolsa Família. Também pelo aplicativo Caixa Tem, ou pelos telefones 111 (da Caixa) e 121 (do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).
Qual é o valor do Auxílio Gás?
O valor do benefício é repassado a cada dois meses e corresponde à média nacional do preço de um botijão de 13 kg de GLP. Esse valor é atualizado mensalmente pela ANP.
Nos últimos meses, o valor do benefício ficou em torno de R$ 100.
Veja como consultar o Auxílio pelo CPF
Para realizar a consulta do Auxílio Gás utilizando número de CPF, basta seguir as seguintes etapas:
Aplicativo Caixa Tem
Certamente você já ouviu falar ou até mesmo tenha o aplicativo Caixa Tem. Além de realizar transações bancárias, esse app facilita o acesso dos brasileiros a diversos serviços sociais.
Caso você ainda não tenha o aplicativo Caixa Tem, você poderá estar baixando na loja de aplicativos. Ele está disponível tanto em celulares Android como iOS.
- Com o app instalado, faça o login com o CPF e senha cadastrada, clique em “Extrato” e busque a opção “Auxílio Gás”.
Leia também:
🡺 Aplicativo Caixa Tem: Como baixar e como fazer empréstimo pelo app 🡸
Aplicativo do Bolsa Família
A segunda forma de consultar o Auxílio Gás é pelo app do Bolsa Família, também disponível para baixar na loja de aplicativos.
- Acesse pelo CPF, e então escolha entre inserir a senha usada na conta gov.br ou a mesma do app Caixa Tem.
- Clique na área “Benefícios” para conferir os valores disponíveis.
Consultar o Vale Gás pelo Atendimento Caixa
Visto que algumas vezes a tecnologia pode falhar, ou mesmo visando atender àquelas pessoas com dificuldades de acesso à internet, é possível consultar o Auxílio Gás por meio do Atendimento Caixa.
Você pode procurar por meio de atendimento em:
- Agências da Caixa;
- Ou nos telefones 111 ou 121 (Ministério do Desenvolvimento Social).
O Auxílio Gás existe como reforço no orçamento de família de baixa renda. Se você se encaixa nos critérios e ainda não está recebendo o vale gás, procure por atendimento no CRAS de sua região.
Pingback: Brasil Sorridente: Fique por dentro do programa -