O auxílio maternidade é um benefício garantido pela Constituição brasileira para mulheres que acabaram de dar à luz. É uma maneira de precaução dos direitos das gestantes no Brasil recebam a licença.
O sonho de muitas mulheres trabalhadoras se torna realidade com esse benefício, que garante um período de descanso, com tranquilidade e espaço para aproveitar a troca de experiências, carinho e cuidados com novos membros da família.
O auxílio maternidade é regulamentado pela Lei 8.213/1991 e possui garantia de apoio e direitos legais. Trata-se de um direito do trabalhador assalariado, ligado ao INSS, para mulheres que realizam atividades pagas indefinidas e com coleta periódica de acusações de trabalho.
Entenda a importância do auxílio maternidade para a mulher trabalhadora
A mulher ainda no período de gestação também tem direito a assistência maternidade. A assistência vem para garantir a estabilidade financeira da mãe que trabalha durante três meses pré e pós-parto. Também é concedido o direito de aproveitar a licença de maternidade de 12 semanas.
É durante esse período que as mulheres recebem um salário, uma vez que é considerado um período funcional. Durante esse período, é possível descansar e desfrutar da vinda do bebê sem se preocupar, em vista do direito ao descanso da mãe para cuidar do bebê.
MEI tem direito à licença maternidade?
Sim, as mulheres MEI podem receber assistência de maternidade, mas de maneira diferente da concedida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A ajuda é fornecida diretamente pelo Seguro Social, mas eles precisam atender a alguns requisitos.
O primeiro requisito é que a mulher precisa ter se registrado como MEI num ano da data de nascimento de seu filho e fez pagamentos aos INSS nos cinco meses anteriores ao nascimento da criança.
Além disso, o acordo coletivo dos trabalhadores das empresas MEI também precisa estabelecer o direito de receber ajuda de maternidade.
Depois de cumprir esses dois requisitos, as mulheres podem solicitar assistência de maternidade no valor de um salário mínimo. O pagamento é feito diretamente na conta bancária MEI.
Lembre -se de que o benefício se deve apenas às mulheres que trabalham em uma profissão liberal ou em empresas MEI. As mulheres que trabalham clandestinamente, portfólio assalariado ou assinado não podem receber a ajuda.
Requisitos para receber o auxílio maternidade
Para ter direito de receber o subsídio da licença maternidade, as mulheres que realizam durante a gestação deve atender aos seguintes requisitos:
- 1. Ser uma trabalhadora com um contrato formal;
- 2. Estar contribuindo para o INSS nos últimos 10 meses antes da entrega;
- 3. O pedido de proteção social no INSS deve ser cadastrado com informações atualizadas da gestante
- 4. Não receba nenhum outro benefício de Seguro Social ou Cuidado
Para ter direito a pagamento do auxílio maternidade, a mulher deve receber um salário mínimo ou acima de um salário mínimo durante o mês de entrega e nos seis meses anteriores à entrega.
Finalmente, é importante observar que, dependendo da posição ocupada antes da entrega, o trabalhador pode receber 55% do salário maternidade, seja trabalhador rural, ou 100%, se trabalhador urbano.
Como se cadastrar no auxílio maternidade
Para solicitar assistência maternidade, você precisa ir à Agência de Seguridade Social (INSS) mais próxima de sua residência.
É necessário apresentar os seguintes documentos:
• Cartão de identidade do candidato;
• Prova de endereço atualizado;
• Certidão de nascimento do beneficiário;
• Relação de prova de dependência com o segurado;
• Certificado Médico Provando a Gravidez;
• Certificado de casamento ou união estável – quando necessário.
Depois de concluir os documentos, o requerente deve participar da unidade de serviço para o INSS para analisar as informações anteriores e pagar.
É importante mencionar que o beneficiário exigirá apenas essa assistência depois que seu bebê nasce e, independentemente do benefício, ele tem direito a licença de maternidade de 120 dias.
Também é importante prestar atenção aos valores, prazos e limites da ajuda da maternidade. O pagamento é decimal, no salário da maternidade, e tem um limite de até 55 salários mínimos, que é o teto para receber esse auxílio.
Para obter mais informações, acesse a página do Ministério da Economia, que possui um layout intuitivo para que a consulta possa ser feita.
Considerações finais
O auxílio maternidade é uma maneira importante garantir o bem-estar das mães que trabalham. No entanto, não é o único fator importante para a saúde materna, e vários outros fatores acadêmicos, culturais e sociais influenciam o desempenho das mães.
É por isso que todos os envolvidos devem usar os recursos disponíveis com responsabilidade. O apoio familiar, os profissionais de saúde especializados e o apoio da comunidade são cruciais para garantir que as mães que trabalham e seus bebês atinjam seus objetivos.
Veja também: 10 mitos e verdades sobre celulite
Com essa abordagem, pode ter certeza de que a licença maternidade ajudará mães a alcançar todos os direitos e obrigações essenciais durante a gravidez e o pós -parto.