Oscar 2023: Veja quais filmes assistir para ficar por dentro da premiação

Uma das maiores premiações do cinema mundial está chegando. No dia 12 de março, às 21:00, no horário de Brasília, acontecerá o Oscar.

Publicidade

O evento, que acontece em Los Angeles, já está na sua 95ª edição e reúne os melhores filmes do ano de acordo com a votação dos membros da academia. Por ser televisionada desde 1953, as cerimônias acumulam um público fiel. No ano de 2023, será transmitida a premiação pelo canal de televisão TNT.

Publicidade

Quando são anunciados os indicados ao Oscar e somos apaixonados por cinema, é fácil se perder em qual filme assistir primeiro, afinal, são 23 categorias com 120 concorrentes. Com esse grande número de opções, algumas no cinema e outras nas plataformas de streaming, precisamos escolher qual iremos ver.

Imagem: Reprodução/Internet – Oscar 2023

Então se você é apaixonado por filmes e quer saber tudo sobre o Oscar desse ano, acompanhe esse artigo até o fim. Iremos apontar os filmes de acordo com a quantidade de indicações e a avaliação dos críticos de cinema.

Os Banshees de Inisherin

O longa-metragem conta a história de dois amigos, Pádraic (Collin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson), em uma ilha remota da Irlanda. A obra se passa nos anos 1920, com a guerra civil irlandesa como pano de fundo histórico. A trama se desenrola quando Colm decide não falar mais com seu companheiro de bar por sentir que está desperdiçando seu tempo com conversas fúteis. A partir deste evento, uma série de conflitos, relações e afetos se intensificam nessa pacata cidade.

O filme tem a direção de Martin McDonagh, que também dirigiu o belíssimo “Três Anúncios para um Crime” em 2018. O novo filme do diretor tem dividido opiniões. Para alguns, a obra é uma criação delicada sobre os términos em nossas vidas, sobre emoções e como lidamos com elas. Porém, essa opinião é dividida pela crítica e público. Outros comentários seriam de que o filme é apenas uma caricatura exagerada de personagens sem carisma.

Sejam pelos comentários negativos ou positivos, se você quer acompanhar os filmes indicados, assistir “Os Banshees de Inisherin” é imprescindível.

O filme foi indicado a nove categorias. São elas:

Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator para Colin Farrell, duas vezes em Melhor Ator Coadjuvante para Barry Keoghan e Brendan Gleeson, Melhor Atriz Coadjuvante para Kerry Condon, Melhor Montagem, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora.

Nada de Novo no Front

É comum nas premiações filmes sobre os horrores das guerras. Este é um dos casos. A obra se passa na Alemanha da Primeira Guerra Mundial e acompanha a história de Paul Baumer ao se alistar no exército.

Durante a narrativa, acompanhamos o protagonista com seus amigos Müller e Albert. Se no início os jovens estavam ansiosos para servirem seu país na guerra, ao longo de suas trajetórias no combate se confrontam com a violência, o terror e a crueldade.

O longa é dirigido por Edward Berger. O diretor possui uma proximidade com a história do filme por também ser alemão e estar próximo das questões abordadas na obra. A problemática dos horrores da guerra é um assunto presente no cotidiano do país, portanto, o filme divide opiniões.

É inegável que durante “Nada de Novo no Front” a violência e a crueldade são apresentadas como características da guerra. Por isso, algumas opiniões de críticos e do público ressaltam como qualidades o tratamento dado a essas pautas. Para os elogiosos, a obra é precisa por colocar as contradições da guerra: enquanto os que a planejam estão confortáveis em seus gabinetes, os soldados morrem no front. Porém, há espectadores que veem na violência o ponto negativo, onde as cenas de ferimentos e músicas emocionantes vangloriam aquilo que o filme critica.

Esse é um longa-metragem que se destaca por ser o segundo em língua não-inglesa com mais indicações ao Oscar. A obra está empatada com “Os Banshees de Inisherin”, assim, somando nove indicações. São elas:

Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Design de Produção, Trilha Sonora, Som, Filme Internacional, Fotografia, Maquiagem e Efeitos Visuais.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Liderando as indicações, o filme apresenta uma narrativa inusitada que conquistou fãs.

Sendo uma produção da A24, esperava-se que a obra não recebesse tanta atenção no Oscar. Porém, devido ao clamor do público, não houve outra alternativa senão reconhecer os méritos da trama. A narrativa conta o drama de uma mãe e filha em uma série de conflitos familiares.

Apesar do núcleo da história ser simples, passando pelas tarefas mais cotidianas, os diretores e roteiristas Daniel Kwan e Daniel Scheinert, conseguem realizar um filme que chega até as questões mais fundamentais da humanidade.

Ao adentrar no mundo de possibilidades do multiverso, esse longa faz com que a personagem Evelyn Wang lide com a pergunta do “e se?”. Assim, acompanhamos uma mulher lidando com suas escolhas e investigando qual outro caminho seria possível e como isso mudaria sua vida.

Veja também: Confira os filmes Marvel e DC mais esperados para o segundo semestre 2023

O filme com mais indicações de premiação está indicado a 11 categorias. Entre a crítica especializada e o público há quase uma unanimidade pela aprovação.

Sendo um favorito a ganhar o prêmio de Melhor Filme, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” também foi indicado a Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor, Kwan e Daniel Scheinert, Melhor Montagem, Melhor Figurino, Melhor Ator Coadjuvante, duas vezes em Melhor Atriz Coadjuvante por Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima