Empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil – Saiba tudo

Você sabia que é possível fazer empréstimo consignado através do Auxílio Brasil? Começo do ano as contas chegam e ter uma opção para ajudar a desafogar na hora do aperto é vantajoso.

Publicidade

Para muitas famílias, a solução encontrada nessa hora é buscar por um empréstimo para conseguir manter as contas em dia.

Publicidade

Se você quer conhecer um pouco mais sobre o que é essa modalidade, como solicitar seu empréstimo e se é vantajoso, esse artigo promete tirar todas as suas dúvidas.

Imagem: Reprodução/Google

O que é o Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil foi criado em 29 de dezembro de 2021, substituindo o antigo Bolsa Família, através da Lei n°14.284, tendo como principal objetivo atender famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Para as famílias que fazem parte desse programa assistencial, é disponibilizado o empréstimo na modalidade consignado.

Isso significa que as parcelas serão descontadas futuramente, de forma automática, no próprio benefício. Assim, não é preciso efetuar o pagamento de carnês ou boletos.

O fato de as parcelas serem descontadas diretamente no benefício, proporciona aos bancos a garantia de que serão pagos.

Por isso, geralmente são oferecidos juros menores quando comparados a outras modalidades de empréstimo pessoal.

Para solicitar o empréstimo também não é necessário ter o nome limpo, porém cada instituição financeira possui suas próprias regras para liberação.

O empréstimo pode ser contratado pelo responsável da família que recebe o Auxílio Brasil ou pelo titular do Benefício de Prestação Continuada.

Como funciona o empréstimo?

Até recentemente, a regulamentação aprovada para o empréstimo do Auxílio Brasil determinava que o limite de juros seria de 3,5% ao mês.

O empréstimo pode ser parcelado em até 24 vezes não podendo comprometer um valor superior a 40% do benefício.

Dessa forma, poderá ser descontado mensalmente até R$160,00 do valor recebido.

O principal objetivo desse programa é possibilitar que famílias carentes, que muitas vezes não tem acesso à crédito, possam organizar suas finanças ou até mesmo começar seu próprio negócio e buscar autonomia.

Um dos grandes receios de quem vai contratar um empréstimo, é o medo de não conseguir pagar as parcelas. Porém, como são descontadas do benefício, não há a possibilidade de os contratantes não efetuarem o pagamento.

Se o benefício for cancelado, o empréstimo continua sendo cobrado e mesmo que você não receba mais o benefício, continuará pagando as parcelas.

Caso haja mudanças no valor do benefício, o empréstimo deve ser revisto pela instituição financeira que concede o crédito.

Em quais bancos é possível solicitar o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil?

São eles:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco Pan;
  • Banco Crefisa;
  • Banco Agibank;
  • Banco Safra;
  • Banco Daycoval;
  • Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento;
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento;
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto;
  • Valor Sociedade de Crédito Direto;
  • QI Sociedade de Crédito Direto;
  • Pintos S/A Créditos.

Para quem vai solicitar o empréstimo através da Caixa Econômica Federal, é possível realizar a solicitação de forma digital ou por meio da rede de casas lotéricas distribuídas em todo território nacional.

A Caixa Econômica é o principal banco que oferece essa linha de crédito. Para solicitá-lo, é preciso ter em mãos CPF, RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Vale a pena fazer esse empréstimo consignado?

Não existe uma resposta correta quando o assunto é a saúde financeira de cada família, pois só quem está passando por algum problema sabe a necessidade de contratar uma linha de crédito.

O mais indicado é recorrer ao empréstimo ao enfrentar uma situação de emergência, que envolvem alimentação e saúde, por exemplo.

Outras situações em que esse empréstimo consignado é recomendado são em casos onde um familiar deseja começar seu próprio negócio.

Muitas famílias que são beneficiárias do Auxílio Brasil encontram dificuldade em conseguir uma linha de crédito na hora de empreender.

Porém, antes de solicitar o empréstimo e contrair uma nova dívida, é importante que a pessoa tenha formas de garantir sua sobrevivência.

Além dessa situação, outra recomendação é para quem busca assegurar sua casa própria. Se uma família corre o risco de perder sua casa, o empréstimo pode ser feito e assim quitar o valor pendente.

Considere isso antes de contratar

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil pode ser uma excelente opção para quem está passando por alguma emergência financeira ou deseja realizar um sonho.

Porém, antes de solicitá-lo, é fundamental colocar na balança os prós e contras e avaliar se é uma possibilidade viável para sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima