Com a abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o início do ano letivo, muitos alunos podem ficar confusos sobre onde estudar.
O Brasil, por ser um país de dimensões continentais, possui diversas universidades. São 2.364 instituições de ensino superior de acordo com um censo realizado pelo Ministério da educação.
Para saber quais são as melhores universidades que possuímos, é preciso levar em consideração algumas questões.
Grande parte das instituições com maior prestígio encontram-se no eixo sul-sudeste. Portanto, quando vemos a lista das melhores faculdades para estudar, geralmente as localizadas nessas regiões ocupam maiores posições. Por isso, neste artigo iremos separar as melhores universidades por cada região brasileira, possibilitando uma proporcionalidade a partir das notas dos cursos de diversas universidades atribuídas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Universidade de São Paulo (USP)
Dentro dos rankings, tanto de pesquisas nacionais como internacionais, a USP se destaca como a melhor universidade do Brasil.
Ela é gratuita e está localizada em São Paulo, fundada em 1933, é considerada uma formadora de importantes estudiosos, personalidades públicas e políticos, como Michel Temer e Fernando Haddad.
Para a pesquisa QS World University Ranking, consultoria britânica que lista universidades do mundo todo, a USP aparece em primeiro lugar no Brasil e na 115ª posição global. Já para a SIR World Report, a universidade aparece na 26ª colocação mundial.
No Guia da Faculdade, elaborado pelo jornal Estado de São Paulo e a Quero Educação, a universidade paulista apresenta o maior número de cursos com a nota máxima.
Não há dados sobre a USP no índice do Ministério da Educação (MEC). Já segundo a CAPES, 40% dos programas de pós-graduação da instituição possuem excelência.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Já na região Sul, a universidade localizada em Porto Alegre é considerada uma das melhores do estado e do Brasil.
Foi fundada em 1934, reunindo as faculdades de Escola de Engenharia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina, Faculdade de Agronomia e Veterinária e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e pelo Instituto de Belas Artes. Após um período, outras formações foram sendo acrescentadas, contando hoje com 84 cursos. A UFRGS formou personalidades como Dilma Rousseff e Lya Luft.
Nas listas de melhores universidades do Brasil, a Universidade ocupa a posição de 3ª melhor, segundo levantamento da consultoria Times Higher Education (THE). Já para a QS World University Rankings, ocupa a 4ª posição no Brasil e está entre as 800 melhores do mundo.
Pela avaliação do MEC, a UFRGS possui uma nota de 4,29, em uma escala de 1 a 5, sendo uma das melhores pontuações. Na avaliação da CAPES, os programas de pós-graduação da Escola de Engenharia foram os que obtiveram a pontuação máxima, o conceito 7.
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Sendo a melhor do Nordeste, a Universidade está também à frente nas posições nacionais. Ao longo dos anos, a UFS vem subindo nos rankings, ocupando agora as melhores colocações.
Localizada na cidade de São Cristóvão, foi fundada em 1963, sendo inicialmente a junção das Escolas de Ciências Econômicas, da Faculdade de Direito, Faculdade de Filosofia, Escola de Serviço Social e Faculdade de Ciências Médicas. Atualmente oferece 106 cursos presenciais nas distintas áreas de conhecimento.
Em relação às classificações de seus cursos, a Universidade está na 3ª posição do Brasil, junto com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a UFRGS, segundo a Times Higher Education. Dentre os indicadores da pesquisa, a UFS se destaca no quesito da citação, o que significa que os trabalhos produzidos por seus alunos são de qualidade e recebem atenção da comunidade científica. Segundo o índice do MEC, sua nota na avaliação é de 3,368.
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Considerada a universidade mais importante do Norte do país, a UFPA se destacou como uma das melhores do mundo pela primeira vez em 2023.
Fundada em 1957 em Belém, sendo a união da Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia, estas foram criadas no início do século XX. Hoje a Universidade conta com 340 cursos em 12 campi no estado do Pará.
No Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF), a universidade ocupa a posição de primeiro lugar no Norte e 27ª colocação no Brasil. Na lista da Quacquarelli Symonds (QS), ela aparece como 161° posição entre as melhores universidades da América Latina. Já segundo a Times Higher Education, a UFPA está entre as 1200 mais prestigiadas do mundo.
Veja também: Qual curso técnico fazer em 2023? Esse é o melhor momento para investir em você
Sua maior qualidade para a consultoria citada é a articulação de redes internacionais, sendo uma ótima universidade para quem quer realizar pesquisas fora do Brasil.
Nos parâmetros do MEC, sua nota foi de 4, sendo considerada acima da média, sendo considerada a 26ª melhor do país nesse quesito. Na avaliação da CAPES, há 4 programas de pós-graduação com conceito 6, sendo a universidade mais conceituada do Norte.
Sobre o Autor:
Gabriel Rabello é cientista social e possui mestrado em Sociologia, ambos pela Universidade Federal Fluminense